A Europa és tu: Cidadão do Mundo

Jovens do Algarve, Huelva e Baixo Alentejo, são incentivados a ajudar na educação das crianças em Cabo Verde.

Cerca de 70 jovens destas três regiões irão ser sensibilizados (e sensibilizar) para a temática da importância da cooperação para o desenvolvimento, intervir e ainda criar confiança na capacitação pessoal para a intervenção solidária, no dia 10 de novembro.

Moura foi a cidade eleita para acolher esta atividade e envolver toda uma comunidade nesta missão solidária.

Os alunos irão juntar-se na COMOIPREL para melhor conhecer as necessidades, assim como os materiais pedagógicos que as crianças cabo-verdianas gostariam de ter e que necessitam nas suas salas de aulas.

A internet é um meio de comunicação que permite que a solidariedade atravesse oceanos e criar histórias em prol de um Mundo mais justo e com menos desigualdades, pelo que os jovens em Portugal irão falar via Skype com os alunos cabo-verdianos e conversar sobre as diferentes culturas e necessidades educativas.

Durante esta atividade os jovens ainda terão a oportunidade de conhecer o trabalho de cooperação que a ADPM e a COMOIPREL desenvolvem nas várias regiões dos PALOP, e conhecer ainda um pouco da gastronomia e cultura de Cabo Verde.

Esta atividade surge como forma de marcar mais uma edição da atividade anual transfronteiriça dos Centros de Informação Europe Direct do Algarve, Huelva e Baixo Alentejo, cujo tema é o Ano Europeu do Desenvolvimento.

Este ano a atividade é da responsabilidade do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo.