Alentejo e Algarve presentes no mais Importante evento mundial de agricultura biológica

A Associação de Defesa do Património de Mértola reuniu no passado 15 de Janeiro dia com um conjunto de produtores do sul de Portugal, que entre os dias 13 e 16 de Fevereiro, irão participar na Biofach, Feira de Agricultura Biológica que decorrerá na cidade alemã de Nuremberga.

O certame é uma das mais importantes feiras do género que se realizam em todo o mundo e a edição deste ano contará com a participação de 30 empresários da zona sul do país, que irão apresentar produtos tão diversos como a aguardente de medronho, o figo-da-índia, o mel, o vinho, a alfarroba e as plantas aromáticas, todos eles de produção 100% biológica. Esta comitiva portuguesa é liderada pelos presidentes da Associação de Defesa do Património de Mértola e da Câmara Municipal de Almodôvar, contando ainda com a presença do presidente do NERBE – Núcleo Empresarial de Beja. A participação pressupõe a presença de um stand conjunto, visitas guiadas à feira, organização de provas e degustações e reuniões com potenciais compradores internacionais.

A deslocação deste conjunto de produtores do sul do país, é parte integrante da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) “Valorização Dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo” que “pretende criar uma dinâmica de empreendedorismo nos territórios de baixa densidade do sul de Portugal, tendo como foco temático o cluster dos recurso silvestres.” Para tal, aposta-se numa abordagem que cruza a inovação na produção e transformação de recursos com a produção e implementação de uma estratégia de marketing que relacione o território de intervenção com o cluster em causa.” 

Esta trata-se de uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, com co-financiamento FEDER.