Compadre pastor e campaniça vão à escola

 Associação de Defesa do Património de Mértola, realizou mais uma campanha de educação ambiental junto das escolas dos concelhos de Mértola e Almodôvar. 

Este ano os temas estiveram relacionados com os ofícios tradicionais associados ao mundo rural, em que, através da realização de atividades práticas de demonstração e experimentação, sempre de uma forma lúdica e educativa, os mais novos tiveram a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de pastores, moleiros, tecedeiras, agricultores e pescadores.

O objetivo desta iniciativa passa por transmitir aos mais novos, logo deste tenra idade, toda a tradição existente nestas práticas, que ao longo de centenas de anos tem acompanhado a história e cultura destes dois concelhos vizinhos. 

A educação ambiental, nas escolas mas também fora delas, constitui cada vez mais uma ferramenta indispensável para o interesse e construção de novos saberes, orientados para o desenvolvimento de uma sociedade mais preocupada com as questões ambientais, enquanto fator essencial à qualidade de vida nos territórios rurais. 

No global, entre centro educativos, escolas do1º ciclo e jardins-de-infância, irão ser abrangidas por esta campanha quinze escolas nos dois concelhos.