Notícias

PROGRAMA DE REABILITAÇÃO NUTRICIONAL EM MONAPO APOSTA NA SENSIBILIZAÇÃO ALIMENTAR


PROGRAMA DE REABILITAÇÃO NUTRICIONAL EM MONAPO APOSTA NA SENSIBILIZAÇÃO ALIMENTAR

No passado dia 13 de dezembro, o Bairro de Napala (a 8 km de Monapo, Moçambique) recebeu mais um programa de reabilitação nutricional. Esta ação vem na sequência de outras que têm sido realizadas ao longo do ano, e cujos objetivos passam pela melhoria das condições alimentares da população e redução das situações de má nutrição; aumento do número de famílias que melhoraram a sua dieta alimentar e a dos seus filhos; e diminuição do número de mortes por desnutrição crónica.

Estas intervenções focam-se na sensibilização para a educação alimentar, administração de papas enriquecidas e de outros suplementos alimentares, demonstrações culinárias com produtos locais, monitorização do peso e do crescimento (MPD) e avaliação do estado nutricional das crianças, que, por vezes, pode implicar o internamento em situações mais graves. No Bairro de Napala o ativista daquela comunidade sinalizou um caso de desnutrição crónica e o técnico da saúde propôs o seu internamento, tendo sido encaminhado para o Hospital onde será acompanhado em permanência.

A ação do dia 13 focou-se essencialmente na sensibilização daquela comunidade para a importância de uma alimentação adequada e numa demonstração culinária de papas enriquecidas para crianças, com produtos locais. As mamãs presentes aprenderam a fazer papas de amendoim, moringa e folha de abóbora, tendo sido sensibilizadas para as quantidades e os produtos em função da idade das crianças (dois grupos: 6 a 24 meses e dos 24 meses aos 5 anos).

Esta ação foi promovida pela ADPM, contou com a colaboração do Conselho Municipal da Vila de Monapo e da Direção Distrital de Saúde, e insere-se no projeto “Nutrir e Crescer – Monapo em Progresso”, cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.