Notícias

Ações de Parentalidade Positiva em Monapo Procuram Ajudar as Comunidades Locais, em Particular as Mulheres


Ações de Parentalidade Positiva em Monapo Procuram Ajudar as Comunidades Locais, em Particular as Mulheres

Decorreram até ao passado mês de novembro, e serão retomadas no início de 2018, ações de Parentalidade Positiva em Monapo, Moçambique.

Estas ações dividiram-se em duas vertentes:

- Alfabetização e comunicação em Português: foram constituídas 4 turmas de alfabetização de adultos em 4 Bairros da Vila de Monapo, dinamizadas por 3 associações (Nó, ADEMO, Clube da Mulher). Cada turma contava com 25 alunos, na sua maioria mulheres.

- Cuidados materno-infantis: foram realizadas ações de sensibilização com grupos previamente formados em diversos bairros, abordando temáticas como a Vacinação, Nutrição/Alimentação, doenças sexualmente transmissíveis, acompanhamento escolar dos filhos, Direitos da Criança e práticas de higiene habitacional e pessoal.

Estas ações têm como objetivo o aumento das competências das famílias ao nível da linguagem/comunicação e da escrita em português; abranger cada vez mais famílias no que se refere à alteração de comportamentos em situações como: cumprimento do plano de vacinação, melhoria de hábitos alimentares e de higiene.

Esta iniciativa foi dinamizada pela ADPM em parceira com associações locais (Wakihana, Wootokowa, Assanemo, Nó, Clube da Mulher e ADEMO) e insere-se no projeto “Nutrir e Crescer – Monapo em Progresso”, cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.