Queijo Serpa apostou em ação de prospeção do mercado internacional em Bruxelas
No seguimento de outras ações de prospeção aos mercados internacionais realizadas em França, Espanha, Reino Unido e Alemanha, chegou agora a vez de abordar o mercado belga, mais concretamente Bruxelas.
Esta ação de prospeção prevista pela ADPM e pela Aproserpa, para apoio à internacionalização do Queijo Serpa, decorreu entre os dias 1 e 4 de agosto, e incluiu visitas e reuniões em várias superfícies comerciais do mercado belga, lojas gourmet, importadores e lojas portuguesas, o que permitiu compreender a atual situação do mercado, em particular o mercado da saudade. Na generalidade das lojas visitadas, o interesse demonstrado pelos queijos portugueses em geral, e pelo Queijo Serpa em particular, foi a nota dominante, sendo que o queijo de ovelha é particularmente apreciado.
A ação também permitiu obter informação de mercado no sector dos lácteos, nomeadamente ao nível dos hábitos de consumo, dos preços praticados e da comercialização ao nível da embalagem e do produto, bem como identificar os produtos portugueses comercializados.
Sendo esta a última ação de prospeção, o projeto conta ainda com um conjunto de atividades a realizar durante 2018, nomeadamente a participação na feira SIAL Paris, a visita de importadores/exportadores e especialistas do sector à região, bem como a promoção de 4 workshops alusivos à estratégia de internacionalização.
Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do Projeto Queijo Serpa – Impulso à Internacionalização, é copromovido pela Aproserpa – Associação de Produtores de Serpa e a ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa, cofinanciamento Alentejo 2020, Portugal 2020, através do FEDER.