Queijo Serpa – Impulso à Internacionalização

 

DESIGNAÇÃO DO PROJETO | Queijo Serpa – Impulso à Internacionalização

CÓDIGO DO PROJETO | ALT20-01-0752-FEDER-000018

OBJETIVO PRINCIPAL | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

REGIÃO DE INTERVENÇÃO | Alentejo

ENTIDADE BENEFICIÁRIA | ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola; APROSerpa – Associação de Produtores de Serpa

 

DATA DE APROVAÇÃO | 12-09-2016

DATA DE INÍCIO | 01-12-2016

DATA DE CONCLUSÃO | 31-11-2018

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL | 307.473,02 EUR

APOIO FINANCIADO DA UNIÃO EUROPEIA | FEDER – 261.352,06 EUR

 

OBJETIVOS:

Potenciar a internacionalização com sucesso das PME produtoras de queijo tipo Serpa para os mercados selecionados através do aumento do reconhecimento e notoriedade do produto nestes mercados e pela disponibilização de conhecimento específico e crítico para este processo de internacionalização. Promover a dinamização económica do setor agroindustrial da região, especialmente dos concelhos produtores de queijo tipo Serpa.

 

ATIVIDADES:

A.1. Diagnóstico e plano estratégico para a internacionalização do queijo tipo Serpa

A2. Estudos dos mercados de Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Suíça, com identificação de constrangimentos e potencialidades para a internacionalização do queijo tipo Serpa para estes mercados

A3. Participação em Feiras de Referência do setor dos queijos

A4. Ações de prospeção de importadores e clientes

A5. Ações de Marketing e comunicação internacional

A6. Missões inversas de importadores e opinion makers

A7. Ações de empoderamento de empresas para a internacionalização com sucesso

A8. Ações de promoção do projeto e disseminação de resultados (Transversal)

A9. Gestão Técnica do projeto

 

RESULTADOS ESPERADOS:

42 Empresas que recebem apoio não financeiro

75 PME que utilizaram e consideraram útil, a informação e/ou ferramentas disponibilizada no âmbito do projeto

12 Ações de promoção externa que potenciem as exportações das PME da Região