Ambiente e Agricultura Sustentável

Uma das preocupações chave da ADPM baseia-se na conciliação entre a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sócio-económico, como estratégia para o futuro sustentável das áreas rurais. Com esse objetivo, foi identificada a necessidade de criar um departamento que centrasse a sua atuação nas áreas da sensibilização e educação ambiental, na experimentação, investigação e demonstração ligadas à gestão sustentável dos recursos naturais e ainda no incremento à participação ativa dos atores locais.

 

Do muito trabalho desenvolvido destacamos o processo de constituição do Parque Natural do Vale do Guadiana, a progressiva formação de cidadãos mais implicados na salvaguarda do seu património natural, a implementação do Centro de Interpretação da Paisagem, as inúmeras publicações e outros materiais didáticos, ou ainda a criação do Centro de Estudos e Sensibilização Ambiental do Monte do Vento. Fruto deste trabalho, foi criada uma parceria com o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), que se iniciou em 1992 e que se encontra hoje fortemente consolidada.

 

Objetivos

  • Investigar e demonstrar alternativas de gestão dos recursos naturais e a sua relação com as atividades agro-silvo-pastoris, promovendo uma utilização sustentada das potencialidades do território;
  • Continuar as ações de educação e sensibilização ambiental, no sentido de esclarecer as comunidades para os valores em que deverá assentar o desenvolvimento local e estimular o exercício de uma cidadania ambiental ativa;
  • Desenvolver e ampliar um conjunto de parcerias com as entidades que atuam ao nível do desenvolvimento do território, contextualizando a estratégia utilizada e alargando-a à escala regional e nacional.

 

Ações

A ADPM desenvolve individualmente ou em parceria, diversas iniciativas que visam aumentar o conhecimento técnico/científico e que possam justificar as opções do planeamento, ordenamento e gestão mais adequadas para o território. As áreas de estudo destes projetos incidem particularmente na conservação da natureza, restauro da paisagem, combate à desertificação e impactos ambientais e socioeconómicos, investigação e demonstração da utilização sustentável dos Recursos Naturais.

 

Áreas de Trabalho

 

Educação Ambiental

Assegurando a continuidade de uma área que tem sido prioritária desde a sua formação, a ADPM tem vindo a desenvolver as seguintes atividades:

  • Programas anuais específicos para as escolas, abrangendo os diferentes níveis de ensino;
  • Ações de sensibilização como a comemoração de efemérides ambientais;
  • Programas específicos solicitados por outras entidades relativas a temáticas ambientais;
  • Ações de sensibilização com recurso às Ecotecas Terrestre e Fluvial;
  • Atividades de Educação Ambiental no Monte do Vento;
  • Incentivo à gestão participada do território por parte dos atores locais;
  • Formação a professores e atores locais no sentido de promover uma cidadania ambiental ativa.

 

Restauro da paisagem

Recuperação de linhas de água mediterrânicas à escala de bacias hidrográficas

 

Investigação e demonstração sobre recursos naturais

Estudar, investigar e demonstrar alternativas de gestão dos recursos naturais e a sua relação com as atividades agro-silvo-pastoris, no sentido de promover uma correta utilização do território.

 

Recursos silvestres

Processo PROVERE – Valorização dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo – Uma Estratégia Para as Áreas Rurais de Baixa Densidade do Sul de Portugal- resulta de uma parceria entre entidades públicas e privadas  (liderada pela Câmara Municipal de Almodôvar), que visa contribuir para a implementação de uma estratégia de valorização económica dos recursos endógenos dos territórios do Baixo Alentejo e Interior do Algarve.

 

Pastorícia

Promover os produtos oriundos do universo pastoril, nomeadamente o queijo, a tecelagem as pastagens biodiversas e os Moirais.

 

Peça mais informações, contacte: ambiente@adpm.pt