Centro Europe Direct

 

 

O Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo é um dos 19 Centros de Informação da União Europeia distribuídos pelo país. Trata-se de um serviço de informação destinado ao púbico em geral, que funciona na sede da ADPM (entidade hospedeira) e presta serviços de informação na zona de intervenção, distribuindo materiais e publicações nas antenas de informação, escolas, bibliotecas e autarquias. É uma estrutura que pertence à rede de informação da Direcção Geral de Imprensa e Comunicação da Comissão Europeia e que visa a promoção do acesso à informação sobre os vários âmbitos de atividade da União Europeia, contribuindo para o aumento da participação ativa dos cidadãos europeus.

 

O Centro reforça a capacidade da UE para comunicar com os cidadãos, apoiando assim o trabalho da Representação da Comissão Europeia e dos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu a nível local e regional. Presta um serviço de proximidade que permite ao público obter informações, conselhos, assistência e respostas a questões sobre a UE e em particular sobre os direitos dos cidadãos europeus, as prioridades da UE, a sua legislação, políticas, programas e oportunidades de financiamento. Por outro lado, e através das várias ferramentas e meios de comunicação que o Centro dinamiza, é também seu objetivo promover a interação entre os cidadãos e as entidades, com vista a fomentar o debate sobre temas fulcrais da União Europeia.

 

O Centro Iniciou as suas funções em 1996 com a designação Carrefour- Centro de Informação e Animação Rural, sendo substituído em 2005 pelo Europe Direct. Dispõe de um espaço físico de atendimento presencial, um espaço de documentação europeia e o serviço de esclarecimentos, pedidos de informação e divulgação de parcerias e projectos através do telefone, fax e internet que asseguram:

 

  • Apoio Técnico;
  • Disponibilização de materiais de difusão das Instituições da União Europeia;
  • Acesso à Internet;
  • Leitura de Presença;
  • Leitura Domiciliária.

 

Área de Intervenção Territorial: O Centro abrange todo o Distrito de Beja (concelhos de Mértola, Almodôvar, Ourique, Castro Verde, Odemira, Serpa, Moura, Barrancos, Vidigueira, Cuba, Beja, Ferreira do Alentejo, Alvito e Aljustrel) e o concelho de Portel do Distrito de Évora.

 

Para mais informações consulte o site: www.europedirect.adpm.pt ou visite-nos no nosso Facebook.