Desenvolver Monapo Construir o Futuro

A ADPM iniciou, há cerca de 8 anos, um projeto de desenvolvimento no Norte de Moçambique (município de Monapo). 

Das atividades em curso destacam-se:
  • Na área da educação, a construção e equipamento de 4 salas, na escola secundária. Estas infraestruturas permitem que cerca de 200 alunos, agora excluídos, possam no próximo ano letivo prosseguir os estudos para além da 10ª classe e concluir assim o ensino secundário (o ensino pré-escolar está ainda muito pouco divulgado e implementado, sendo, na maior parte das vezes, as associações locais que têm aberto algumas respostas, neste âmbito). Também nesta área a ADPM tem intervindo em algumas ações, estando em funcionamento 3 escolinhas. Destinam-se a crianças com idades entre os 3 e os 6/7 anos, acolhendo 75 crianças nesta faixa etária. Pretende-se que, para além de aprender a brincar e a ser criança, adquiram motivação para entrar no ensino escolar obrigatório. Outras ações importantes prendem-se com a atividade no centro de Recursos, Biblioteca Móvel e Centro de Tempos Livres. Cada um destes equipamentos, destinados a públicos e faixas etárias diferentes, têm como objetivo apoiar as atividades letivas (alunos e professores), motivar os alunos para a frequência do ensino, adquirir  novas competências e hábitos de comportamento. Também a alfabetização de adultos, a formação de jovens e deficientes, a sensibilização e a capacitação para determinadas temáticas (igualdade de direitos e oportunidades, para a participação cívica, para a prevenção de doenças), as campanhas de vacinação, a implementação da saúde escolar e a dinamização e apoio na saúde comunitárias são extremamente importantes e necessárias para uma melhor vivência e sobrevivência.
  • Na área da Saúde, a ampliação da maternidade. A funcionar agora no centro de saúde local, ficará num espaço autónomo e com condições para puder assistir todas as mulheres que pretendam recorrer àquele serviço. Foi igualmente, durante o ano de 2012, aberto um furo de água na escola secundária, que permitiu proceder à sua canalização para balneários, casas de banho, laboratórios e outros serviços.
É imprescindível continuar a cooperar com Monapo. O futuro de Monapo e das suas gentes ainda dependem do apoio que, individualmente ou em conjunto, possamos despender.