ECO2CIR - Cooperação transfronteiriça para a introdução da economia ecológica e circular mediante a prevenção, melhoria da reciclagem, a gestão e valorização de resíduos nas regiões do Centro, Extremadura e Alentejo

A produção de bens, os resíduos gerados, as características geográficas e a distribuição da população na EUROACE são tão similares que têm os mesmos problemas no que concerne ao aproveitamento dos recursos.

As nossas regiões necessitam de começar a transição da economia “usar e deitar fora”, para uma economia do ciclo do produto. O projeto ECO2CIR pretende impulsionar esta mudança, partilhando informação e experiências que já estejam em curso, com bons resultados em ambos os lados da Raia.

O projeto tem como beneficiário principal a Junta de Extremadura - Dirección General de Medio Ambiente, Diputación Provincial De Cáceres, GESPESA (Gestión y Explotación de Servicios Públicos Extremeños, S.A.U.), Universidade de Évora, Instituto Tecnológico De Rocas Ornamentales Y Materiales De Construcción (INTROMAC), Mancomunidad Integral Sierra De San Pedro, Associação De Defesa Do Património De Mértola, Promedio. Consorcio Para La Gestión De Servicios Medioambientales De La Provincia De Badajoz, Ayuntamiento De Mérida, Universidad De Extremadura, GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, RESIALENTEJO – Tratamento e Valorização de Resíduos EIM, Agencia Extremeña de la Energía – AGENEX, Instituto Politécnico de Portalegre

Esta iniciativa é promovida com o cofinanciamento do Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.