Projeto "Um Desenvolvimento Sustentável para Chã de Norte"

O projeto “Um Desenvolvimento Sustentável para Chã de Norte” surge dos esforços de diversas entidades que identificaram a necessidade de criação de um projeto de desenvolvimento para a comunidade de Chã de Norte que interligasse as questões do desenvolvimento económico, social e ambiental.

A utilização de recursos de forma não sustentada tem vindo a devastar grandes áreas e quantidades de bens no Mundo, persistindo, por outro lado, comunidades com níveis de pobreza elevadíssimos. A zona de Chã de Norte é um desses exemplos.

A zona de Chã de Norte constitui uma das bolsas de maior pobreza do concelho de Porto Novo e da ilha de Santo Antão, já que a atividade agrícola, os terrenos e a água são privados e pertencem a uma minoria da população, que contrata sazonalmente os restantes elementos da população, remunerando-os de forma insuficiente face às suas necessidades, o que faz com que a maioria dos chefes de família não tenha um emprego, nem um rendimento estável.

Existe uma área de cerca de 10ha de terreno, disponíveis, pertencentes ao Estado, mas que carecem de ser despedregados e que, dadas as suas características, devem ser explorados de forma sustentável, com vista a reduzir a erosão e desertificação e a maximizar o seu potencial de exploração agrícola no tempo e na qualidade dos produtos. Por outro lado, o Ministério do Desenvolvimento Rural realizou, no presente ano, um furo de água subterrânea que apresenta excelentes caudais de extração, mas que ainda não foi equipado for falta de energia. A Câmara Municipal encontra-se também a fazer o levantamento topográfico dos terrenos e o levantamento das características sociais da comunidade, com vista a uma possível distribuição dos terrenos pelas famílias.

Reunidas todas as condições locais, o projeto “Um Desenvolvimento Sustentável para Chã de Norte” visa promover o desenvolvimento sustentável de Chã de Norte, através da utilização equilibrada dos recursos naturais e de tecnologias de baixo consumo de carbono com vista à resiliência às mudanças climáticas e à criação de mecanismos sustentáveis de auto emprego, que possibilitem a redução da pobreza e a melhoria das condições de vida da comunidade.

O projeto é composto por um conjunto alargado de atividades que permitirão: instalação de novas parcelas agrícolas para distribuição pelas famílias; instalação de sistema de energias renováveis para captação e bombagem de água para rega; até diversas ações de formação nas áreas da agricultura sustentável, energias renováveis, eficiência energética, transformação de produtos agrícolas, gestão de projetos comunitários. O projeto contemplará ainda a instalação de um Centro de Recursos para a Comunidade que funcionará como espaço de convívio, espaço de tempos livres, biblioteca e centro de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação e a realização de intercâmbio de experiências com outros agricultores envolvidos em projetos semelhantes.

As entidades locais envolvidas no projeto são: Ministério do Desenvolvimento Rural de Cabo Verde; Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos de Cabo Verde; Câmara Municipal de Porto Novo; Associação Beira Mar – Chã de Norte, as quais participaram na identificaram das ações a desenvolver e contribuirão para a sua implementação através da disponibilização de recursos humanos e materiais dentro das valências e capacidades que têm à disposição.

O envolvimento de todos os parceiros no projeto desde o seu início contribui para garantir a sua sustentabilidade a longo prazo.

Este projeto é uma iniciativa da ADPM, cofinanciado pelo Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa e pelo Programa de Reforço das Capacidades de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas no Setor da Água em Cabo Verde.