Projeto Med Interreg Inherit

A ADPM é parceira num projeto INTERREG integrado – MED INHERIT -, um projeto que envolve 15 parceiros de 10 países mediterrânicos.

O INHERIT visa conservar e destacar o património natural nos destinos turísticos costeiros e marítimos da zona MED. No seu decurso, irá testar e colocar no terreno uma nova abordagem, que contemplará as especificidades do programa MED, para proteger esse património natural dos efeitos negativos do turismo de massas. A abordagem INHERIT promoverá o turismo sustentável como forma de reduzir a sazonalidade habitual no turismo que se pratica nesta região, lidando com problemas tais como exceder-se a capacidade de carga dessas regiões, desenhando e implementando uma estratégia de proteção «de baixo para cima», baseada na auto regulação e na monitorização a cargo dos agentes locais das atividades turísticas. 

Baseado na cooperação transnacional e na experiência já adquirida noutros projetos SO3 MED, e assente numa nova abordagem assente no turismo sustentável, INHERIT visa criar uma comunidade que partilha esses objetivos, e reforçar as políticas públicas MED neste setor de atividade, de modo a conseguir:

- capitalizar as boas práticas para a proteção do património natural
- destacar destinos e práticas associadas ao turismo sustentável
- gerar uma área MED reconhecida pelos mercados europeus do setor turístico como uma área que efetivamente protege o seu património natural

Em virtude destes objetivos, INHERIT pode vir a ser, no futuro, um ponto de referência para projetos e iniciativas que visem o «crescimento verde» do Mediterrâneo.

Projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.