A iniciativa une diversas entidades de Espanha e Portugal em torno de objetivos comuns, e visa essencialmente contribuir para a proteção e a gestão sustentável dos espaços naturais do Baixo Guadiana e, em particular, dos sistemas ribeirinhos característicos deste território. As metodologias de trabalho incidem, sobretudo, no desenvolvimento e na partilha de instrumentos de gestão integrada da água e da biodiversidade, na valorização ecoturística dos recursos naturais e no envolvimento dos atores sociais, políticos e técnicos com intervenção na temática.
O projeto VALAGUA tem como beneficiário principal a ADPM e envolve entidades governamentais e não governamentais de ambos os países, nomeadamente a Diputación Provincial de Huelva, a Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio da Junta de Andalucía, a Confederación Hidrográfica del Guadiana, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, bem como as universidades de Huelva e do Algarve. Esta primeira reunião serviu principalmente, para dar início aos trabalhos, e definir normas de funcionamento e os modelos de articulação entre os parceiros.
Esta iniciativa é promovida com o cofinanciamento do Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e decorrerá até setembro de 2019.