5.ª edição da formação "Sanidade do Montado": pela salvaguarda de um sistema único
A 5.ª Edição da Formação "Sanidade do Montado" juntou investigadores, produtores, institutos e entidades ligadas ao sector, para transferência de conhecimentos sobre a saúde, as práticas de gestão e o solo do ecossistema do montado.
No primeiro dia, em Beja, as apresentações focaram-se na transmissão de informação sobre as diferentes doenças e pragas que afetam a saúde das árvores no Montado. Identificar os primeiros indícios, conhecer os ciclos e a forma como se dispersam estes organismos e o que fazer quando as árvores estão a ser afetadas, foram alguns dos temas explorados.
O dia terminou com uma visita ao Perímetro Floresta da Cabeça Gorda, onde oradores e formandos tiveram oportunidade de observar in loco os indícios e impactos de alguns dos organismos abordados.
Agradecemos aos oradores Joana Henriques, Luís Bonifácio e Ana Cristina Moreira (INIAV) e Ana Coelho (Universidade do Algarve), por todo o conhecimento transmitido e, ainda, à Junta de Freguesia de Cabeça Gorda pela cedência do espaço no Parque Biológico da Cabeça Gorda para a saída de campo, durante a tarde.
Esta edição da Formação sobre Sanidade no Montado é financiada pelo Prémio AGIR 2023 da REN e tem o apoio de: INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.; UALG – Universidade do Algarve; ISA – Instituto Superior de Agronomia; CE3C – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; ACOS – Associação de Agricultores do Sul; ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.