Agricultura em Moçambique: distrito de Monapo recebe ação de capacitação em alterações climáticas e medidas de adaptação
Nos dias 5 e 6 de agosto, o projeto ‘AGORA – Agricultura e Oportunidades de Resiliência e Adaptação em Moçambique’ dinamizou, em Monapo-sede, uma ação de capacitação em alterações climáticas e medidas de adaptação direcionada para os técnicos do Serviço Distrital das Atividades Económicas (SDAE) do distrito de Monapo. A capacitação foi dinamizada pela equipa técnica do projeto – constituída por Filipe Dias, Serafim Costa e José Furruma - e contou com a participação de 20 técnicos, entre os quais 7 mulheres.
- O primeiro dia da capacitação decorreu no Centro de Recursos do Conselho Municipal de Monapo e focou-se na introdução à abordagem da Agricultura Inteligente em Clima e na discussão sobre medidas de adaptação às alterações climáticas.
- No segundo dia da capacitação os técnicos do SDAE e equipa dinamizadora deslocaram-se até a uma machamba na zona do rio para colocarem em práticas os ensinamentos aprendidos no dia anterior.
Esta ação teve como objetivo incrementar o nível de conhecimento dos técnicos do SDAE relativo a cenários climáticos futuros, no sentido de prevenir, mitigar e melhor responder aos impactos dos eventos meteorológicos extremos e padrões climáticos em mudança.
Esta atividade realizou-se no âmbito do projeto AGORA, coordenado pela ADPM, em parceria com o Serviço Distrital das Atividades Económicas, o Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Ação Social, o Conselho Municipal de Monapo, a Miruku Coop., a Cooperativa das Associações dos Produtores Agropecuários de Monapo, a Cooperativa Frente Agrícola de Mamiro-Itoculo, e a Associação Clube da Mulher. O projeto conta com o cofinanciamento da Cooperação Portuguesa através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.