Alunos do ensino secundário do Distrito de Monapo sensibilizados para questões ambientais
Durante os meses de setembro e outubro, decorreu, no Distrito de Monapo, uma campanha de sensibilização ambiental com alunos do ensino secundário promovida pelo projeto AGORA - Agricultura e Oportunidades de Resiliência e Adaptação em Moçambique. As sessões foram dinamizadas pelos técnicos José Furruma, Saide Marenga e Osório Varela nas turmas do 12.º ano de Biologia das escolas secundárias de Carapira, Itoculo e Monapo.
As primeiras sessões da campanha decorreram em sala de aula e focaram-se na explicação teórica das alterações climáticas no contexto de Monapo, nas suas implicações para a agricultura, e em métodos de adaptação, nomeadamente a implementação de sistemas agroflorestais nos campos de cultivo. No final das sessões foram distribuídos cadernos aos alunos que participaram na campanha.
Nos dias 28 e 29 de outubro, os alunos das escolas de Carapira e Itoculo participaram numa sessão prática nos campos piloto do projeto AGORA, em parceria com as cooperativas COOPAMO e CANI, respetivamente. Nestas sessões foi possível demonstrar aos alunos a aplicabilidade prática dos conteúdos lecionados nas sessões teóricas e explicar o processo de implementação de um sistema agroflorestal, em especial o método de seleção de espécies, a escolha de técnicas de plantio e ferramentas para preparação do solo.
Esta campanha de sensibilização permitiu aos alunos do 12º ano de Biologia aprofundar os seus conhecimentos em alterações climáticas e agricultura, temas que se inserem no seu plano de estudos, e aprender sobre sistemas agroflorestais enquanto mecanismo de adaptação da agricultura às alterações climáticas. No total, foram sensibilizados 146 alunos.
A Campanha de Sensibilização Ambiental realizou-se no âmbito do projeto AGORA, coordenado pela ADPM, em parceria com o Serviço Distrital das Atividades Económicas, o Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Ação Social, o Conselho Municipal de Monapo, a Miruku Coop., a Cooperativa das Associações dos Produtores Agropecuários de Monapo, a Cooperativa Frente Agrícola de Mamiro-Itoculo, e a Associação Clube da Mulher. O projeto conta com o cofinanciamento da Cooperação Portuguesa através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.