De Cabo Verde a Portugal: técnicos de Santo Antão participam em troca de experiências na área da agroecologia
Foi com grande satisfação que acolhemos, entre os dias 28 de outubro e 12 de novembro, em Portugal, responsáveis por campos experimentais na ilha de Santo Antão: Josefa Delgado, Presidente da Associação de Mulheres do Planalto Leste e responsável pelo campo do Planalto Leste; e João Lima, jovem agricultor da Associação de Jovens Agricultores da Casa do Meio e responsável pelo campo da Casa do Meio. Os campos experimentais são espaços de grande importância nos projetos SISTEMAS AGROFLORESTAIS e CIRAWA.
Durante a sua estadia, que decorreu no âmbito do projeto SISTEMAS AGROFLORESTAIS, e que teve como objetivo a troca de experiências e capacitação nos domínios da agroecologia, a Josefa e o João conheceram projetos inovadores em Lisboa, no Alentejo e no Algarve. Foram ainda recebidos na Herdade do Freixo do Meio, onde receberam capacitação prática focada em técnicas agroecológicas.
Tanto a Josefa como o João consideraram esta visita a Portugal muito benéfica para o seu trabalho nos campos experimentais, levando importantes aprendizagens para Cabo Verde. São sempre muito bem-vindos pela equipa da ADPM!
O projeto Sistemas Agroflorestais: Agroecologia e Biodiversidade em Santo Antão é promovido pela ADPM Mértola em parceria com a AJACM - Associação dos Jovens Agricultores de Casa do Meio, Associação das Mulheres do Planalto Leste – Amupal - Casa das Caldeiras, Associação de Desenvolvimento Comunitário Topo de Coroa, Associação Luz Verde Do Norte"ALVEN"., Câmara Municipal do Porto Novo e Ministério da Agricultura e Ambiente. É cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e o GEF SGP Cabo Verde “The Small Grants Programme”.