EcoRaízes: Campanha de florestação no Parque Natural de Monte Gordo
Foi no âmbito do projeto EcoRaízes - Reforçar o ecoturismo, a participação e o rendimento das comunidades nas áreas protegidas de Santo Antão e São Nicolau, que foi realizada uma campanha de florestação no Parque Natural de Monte Gordo, na ilha de São Nicolau. A atividade contou com a presença de mais de 30 crianças e adolescentes.
A campanha de florestação foi realizada em parceria com monitores do Parque Natural Monte Gordo e o Projeto Educativo Dia Diferente promovido pelo ativista Kelvin Silva. Além da campanha, os jovens foram sensibilizados sobre os cuidados a ter com as plantas endémicas e o ambiente, especificamente no Parque Natural Monte Gordo.
Os jovens também ficaram a conhecer a importância da espécie plantada, a Macela-de-Gordo (Nauplius smithii), uma espécie endémica de Cabo Verde, encontrada apenas no Monte Gordo. A planta tem forma de tufo e pode atingir até 0,8 m de altura. Produz flores amarelas, pequenas e em grande número, agrupadas em rosetas florais arredondadas.
O EcoRaízes é um projeto que visa apoiar e reforçar a sociedade civil enquanto promotora do turismo sustentável nas Áreas Protegidas de Santo Antão e São Nicolau, como fator de geração de rendimentos para as comunidades locais, e contribuir a longo prazo para a sustentabilidade ambiental e para a melhoria das condições de vida em Cabo Verde.
O projeto conta com a ADPM como promotor principal, tendo como parceiros principais as Câmaras Municipais de Ribeira Brava e do Tarrafal em São Nicolau e do Porto Novo, Ribeira Grande e Paúl em Santo Antão. Conta também com a AOTSN - Associação de Operadores Turísticos de São Nicolau, a AMUPAL - Associação de Mulheres do Planalto Leste de Santo Antão e o ISCEE - Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais.
O projeto tem a duração de 42 meses, e conta com o cofinanciamento da UE em Cabo Verde.