Entre Maputo e Portugal: Técnicas da ADPM na Ilha de Moçambique realizam visita de capacitação
No âmbito da atividade “Intercâmbio de experiências com lugares patrimoniais” da Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, as técnicas de desenvolvimento local da ADPM na Ilha de Moçambique, Actifa Abdala e Fauzia Jamú, realizaram, entre os dias 16 e 27 de outubro de 2024, uma visita a Maputo e Portugal com o objetivo de conhecer boas práticas e trocar experiências nos domínios da valorização patrimonial e desenvolvimento.
No âmbito desta visita, em Maputo, as técnicas da ADPM tiveram a oportunidade de visitar a Embaixada de Portugal em Maputo e o Centro Cultural Português, o Museu de Mafalala e o projeto Futurando, implementado pela ONGD portuguesa Helpo.
Já em Portugal, as técnicas acompanharam um intercâmbio de experiências promovido pela UCCLA com a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM) e foram recebidas no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Partiram depois para Mértola, onde tiveram a oportunidade de realizar diversas reuniões de trocas de experiências com os técnicos de diferentes áreas da equipa da ADPM. Participaram ainda ativamente nas atividades de dois projetos implementados pela ADPM em Portugal: acompanharam sessões de promoção do empreendedorismo jovem do projeto Id.E.A, junto de alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Mértola; e, no âmbito do Europe Direct do Baixo Alentejo, centro de informação europeia sediado na ADPM, participaram numa sessão dedicada à Diversidade Cultural com a Associação Sénior Castrense.
A componente 04 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique - 3.ª Fase é cofinanciada pela Cooperação Portuguesa através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.