Ilha do Maio recebe formações em Agroecologia, Sistemas Agroflorestais e Agricultura Biointensiva
A ADPM Mértola, no âmbito do projeto CIRAWA - Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental, e em parceria com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente da ilha do Maio, realiza um ciclo de Formações em Agroecologia, Sistemas Agroflorestais e Agricultura Biointensiva.
Serão dois dias de formações (8 e 9 de agosto), das 8 às 16 horas, no Centro Zootécnico Morrinho - Calheta. As formações terão uma componente teórica e prática, com a instalação de um sistema agroflorestal experimental no perímetro do Centro Zootécnico, e são destinadas a agricultores locais e técnicos de instituições com atuação no território.
As formações serão ministradas pelo Eng. Alfredo Sendim, Especialista em agroecologia, e responsável pela Herdade do Freixo do Meio, Portugal.
Objetivos:
• Capacitar agricultores e técnicos nos princípios e práticas da agroecologia;
• Ensinar técnicas de agricultura biointensiva para aumentar a produtividade e a saúde do solo;
• Promover a sustentabilidade e a resiliência nas práticas agrícolas;
• Instalação do campo experimental do projeto.
O Projeto CIRAWA visa aumentar a resiliência climática, a produtividade agrícola a nível local, garantindo a viabilidade de pequenas explorações agrícolas, e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente na África Ocidental, através de soluções agroecológicas. Através da sensibilização e capacitação, procura-se que as técnicas agroecológicas sejam adotadas e implementadas pelos agricultores das ilhas de Santo Antão e Maio.
O CIRAWA é financiado pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte Europa.