Notícias

Moçambique: Jovens de Monapo participam em ações de sensibilização sobre Educação Sexual


Moçambique: Jovens de Monapo participam em ações de sensibilização sobre Educação Sexual

Foi no âmbito do projeto "Capacitar e Agir – Monapo + Inclusivo" que decorreu, na semana passada, um conjunto de ações de sensibilização sobre Educação Sexual, dirigidas a jovens entre os 10 e os 14 anos de idade. A equipa técnica da ADPM esteve com mais de 1000 alunos, naturais do distrito de Monapo (província de Nampula, Moçambique), para os consciencializar para a importância da saúde sexual e reprodutiva na adolescência: uma componente essencial do bem-estar físico, mental e emocional dos jovens. Durante as atividades foi possível fomentar o debate e conhecimento sobre diversos temas pertinentes relacionados com a sexualidade, nomeadamente: a violência baseada no género; e a gestão da higiene menstrual. 

A ADPM realizou ainda uma campanha de suplementação de sulfato ferroso, específica para jovens e adolescentes que menstruam, com o intuito de promover a manutenção das reservas de ferro do organismo. Esta ação é particularmente importante uma vez que, devido às perdas sanguíneas menstruais, os níveis de ferro no organismo podem diminuir e comprometer a saúde de quem menstrua.

A nossa equipa agradece o apoio imprescindível dos técnicos dos Serviços Distritais, quer da Educação e Cultura, quer da Saúde, Mulher e Ação Social, sem esquecer os senhores diretores das 11 escolas básicas abrangidas.

Recordamos que o projeto "Capacitar e Agir – Monapo + Inclusivo" é cofinanciado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.