Os parceiros do projeto ValuePAM: “Valorização das plantas aromáticas e medicinais” reúnem-se na sede do Centro Tecnológico Florestal da Catalunha
Os parceiros do projeto “ValuePAM: Valorização das plantas aromáticas e medicinais” – reuniram-se a semana passada na sede do Centro Tecnológico Florestal da Catalunha (CTFC) localizado em Solsona, Lleida. A reunião de coordenação técnica serviu para os parceiros definirem juntos que avanços foram realizados neste projeto transnacional.
Para além da reunião de coordenação técnica, também foi desenvolvida uma visita a pequenas e médias empresas especializadas nos setores das PAM localizadas próximas do Parque Natural de Cadí Moixeró e do Espaço Natural das Serras d´Odèn y Port del Comte: Herboristería Nogué, em Ossera, o Museu de les Trementinaires e Essències de Tuixent, ambos em Tuixent.
Melhorar a rentabilidade do setor das PAM. ValuePAM consiste num projeto cofinanciado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Interreg SUDOE (Programa de Cooperação Interreg V-B Europa Sudoeste). O seu objetivo é melhorar a gestão, planificação e valorização das PAM e o seu uso como uma ferramenta de diversificação económica e desenvolvimento sustentável dos espaços naturais e zonas rurais e, também, transferir os resultados obtidos às instituições públicas e privadas implicados na gestão das PAM.
Para além da ADPM, entidade coordenadora do projeto, o projeto integra o Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos (CEVRM) de Portugal; a Fundación Espacios de Andalucía, Andanatura (Andanatura), a Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio da Junta da Andalucía (CMAOT), o Centro Tecnológico Florestal da Cataluña (CTFC) de Espanha e o Conservatório Botânico Nacional de los Pirineos y Midi-Pyrénées (CBNPMP) e o Sindicato Misto e o Parque Natural Regional dos Pirenéus Catalães (PNRPC), ambos em França.
O projeto decorrerá até 2018 e incidirá sobre vários espaços naturais protegidos das regiões SUDOE parceiras do projeto: o Parque Natural do Vale do Guadiana no Baixo Alentejo (PNVG); 24 espaços integrados na RENPA (Rede de Espaços Naturais da Andaluzia); o Parque Natural Regional dos Pirenéus Catalães; o Parque Nacional d’Aigüestortes i Estany de Sant Maurici, o Parque Natural do Alto Pirenéu e o Parque Natural de Cadí Moixeró e por fim, várias áreas naturais incluídas na Rede Natura 2000.
Mais informações: ADPM (comunicação: María Bastidas). Tel.: 21 286 610 000. ambiente@adpm.pt