Apoio à recuperação do sector agrícola como forma de contribuir para a segurança alimentar das populações mais afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth

DESIGNAÇÃO DO PROJETO | Apoio à recuperação do sector agrícola como forma de contribuir para a segurança alimentar das populações mais afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth

OBJETIVO PRINCIPAL | Aumentar a resiliência das comunidades afetadas pelos Ciclones IDAI e KENNETH aos efeitos das mudanças climáticas, através de uma abordagem integrada de segurança alimentar e gestão de riscos climáticos.

REGIÃO DE INTERVENÇÃO | Província de Sofala (Distritos do Dondo e Nhamatanda) e Província de Cabo Delgado (distrito de Quissanga), Moçambique.  

ENTIDADE BENEFICIÁRIA | Oikos – Cooperação e Desenvolvimento

ENTIDADES PARCEIRAS: ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, Associação Luarte - Arte e Transformação Social, Associação Caritas Moçambicana e Caritas Portuguesa.

DATA DE INÍCIO | 01-01-2020

DATA DE CONCLUSÃO | 31-12-2021

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL | 415.699 EUR

APOIO DO INSTITUTO CAMÕES | 415.699 EUR

 

OBJETIVOS:

Recuperar a capacidade produtiva de pequenos produtores afetados pelos Ciclones IDAI e KENNETH nas Províncias de Sofala e Cabo Delgado e suas organizações, como forma de contribuir para a segurança alimentar das suas famílias e para a recuperação económica da comunidade.

 

ATIVIDADES:

AT.1 Elaboração e Assinatura de Protocolos entre parceiros.

AT.2 Seleção e contratação de pessoal e compra de equipamentos.

AT.3 Introdução da equipa ao projeto.

AT.4 Apresentação/socialização do projeto a beneficiários, autoridades e atores relevantes.

AT.5 Elaboração do Plano Operativo Geral (POG), Plano Financeiro (POF) e Plano Operativo Anual (POA) do projeto.

AT.6 Realização de Linha de Base e Fecho do projeto.

AT.7 Elaboração e implementação contínua de Estratégia e Plano de promoção de Género e Juventude.

AT.8 Elaboração e implementação contínua do Plano de Visibilidade.

AT.9 Atividades de Monitorização e Avaliação.

AT.10 Atividades de fecho do projeto.

A1.1. Aquisição e fornecimento de kits de insumos agrícolas de qualidade para aumento da produção agrícola e segurança alimentar.

A1.2. Capacitação de grupos de produtores para aumento da produção/produtividade.

A1.3. Instalação de sistemas de irrigação e sistemas de captação e armazenamento de água para fins agrícolas e pecuários.

A1.4. Capacitação de grupos de produtores na utilização e manutenção de sistemas de irrigação, captação e armazenamento de pequena escala.

A.1.5. Apoio técnico contínuo à produção.

A2.1. Formação de produtores e técnicos de extensão em técnicas de gestão pós-colheita e práticas de preservação e armazenamento de alimentos.

A2.2. Formação de artesãos locais e construção de silos e estruturas comunitárias melhoradas de armazenamento de alimentos.

A2.3. Educação nutricional e disseminação de técnicas nutricionais de preparação de alimentos entre as famílias de produtores.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

Resultado 1. Restauração da capacidade produtiva das famílias de pequenos produtores.

Resultado 2. Melhor gestão pós colheita, como forma de minimizar perdas e maximizar os benefícios nutricionais dos alimentos.

Resultado 3. Diversificação de atividades de rendimento, complementares à agricultura e orientadas a produção de alimentos e mercado local.

Resultado 4. Aumentar os conhecimentos e as capacidades locais para mitigar e responder aos impactos futuros de desastres naturais na segurança alimentar e meios de vida.