DESIGNAÇÃO DO PROJETO | EducaLince
CÓDIGO DO PROJETO | AVISO N.º 7780/2020 - PROTEGER A VIDA TERRESTRE
OBJETIVO PRINCIPAL | Informar, sensibilizar e educar a população para a importância dos ecossistemas e da biodiversidade pela riqueza que geram, mas também pelas suas funções sociais, culturais e ambientais, com particular ênfase para os territórios do lince ibérico.
REGIÃO DE INTERVENÇÃO | Mértola, Alcoutim e Serpa
ENTIDADES BENEFICIÁRIAS | ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola,
DATA DE APROVAÇÃO | 15/10/2020
DATA DE INÍCIO | 19-10-2020
DATA DE CONCLUSÃO | 30-11-2020
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL | 49.700,00 EUR
APOIO FINANCIADO DA UNIÃO EUROPEIA | FUNDO AMBIENTAL – 47.215,00 EUR
OBJETIVOS:
- Sensibilizar a população dos concelhos de Alcoutim, Mértola e Serpa para a importância dos territórios do lince, de que ambos – o Homem e o lince – dependem.
- Contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda
2030, nomeadamente o ODS 15 de Proteger a Vida Terrestre (associado aos ODS 4, 10, 11, 12,
13 e 17)
- Contribuir para o cumprimento do Acordo de Paris e do Referencial de Educação Ambiental
para a Sustentabilidade
- Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030
- Contribuir para a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento
- Contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável
- Contribuir para a construção de uma sociedade justa, inclusiva, racional e eficiente na
utilização dos seus recursos, que conjugue a equidade entre gerações, a qualidade de vida dos
cidadãos e o desenvolvimento económico
- Contribuir para a valorização do território-alvo do projeto
ATIVIDADES:
- Concurso “Lynx parade”: concurso a nível nacional para construção de linces em três dimensões, com design apelativo e reutilização de materiais.
- Elaboração de um mural em cada vila sobre o Lince e Ecossistema do qual depende, por forma a sensibilizar o público em geral, quer população dos concelhos como turistas, sobre a importância deste Ecossistema.
- Ações de formação nas escolas (online ou presencial) e realização de um Geocaching em torno do ODS 15. Com esta acção pretende-se educar e sensibilizar os jovens, ao mesmo tempo que se fornece ferramentas para a comunidade docente introduzir este tema nos seus programas curriculares.
- Elaboração de um Guia Digital da Fauna e Flora da região, focado nas espécies representativas do habitat do lince-ibérico, como um meio imaterial de promoção e divulgação da biodiversidade.
- Elaboração de uma curta-metragem, com recurso a ilustração e animação, sobre o Ecossistema do lince e a sua História. Após evento de lançamento presencial ou apenas online, será divulgada nas ações com escolas, nas infraestruturas da ADPM e Autarquias, nas redes
sociais
- Introdução de informação técnico-científica, numa linguagem acessível para leigos, sobre os
territórios de lince num QUIZ a disponibilizar no TOMI (quiosque multimédia) e numa aplicação para dispositivos móveis.
- Conversas sobre linces & companhia, conversas informais com a comunidade, envolvendo equipas técnicas responsáveis por programas de conservação da biodiversidade, com o objetivo de disponibilizar informação técnica à comunidade. No cenário actual da Pandemia pelo Covid-19, caso seja necessário, estas sessões podem ser estruturadas de outra forma, em que através do trabalho colaborativo com as Juntas e Freguesia, as mesmas possam ser executadas via webinar.
- Exposição “Lynx parade”: exposição dos linces produzidos no âmbito do concurso, nas ruas dos principais centros urbanos da área abrangida, como forma de sensibilizar a comunidade para a necessidade de coabitarmos o mesmo território.
RESULTADOS ESPERADOS:
- Maior conhecimento sobre a biodiversidade e os ecossistemas presentes no território, os
serviços por eles prestados e os seus impactos no ordenamento e valorização do mesmo.
- Reconhecimento e valorização da presença do lince-ibérico no território como indicador do
bom estado de conservação dos ecossistemas, e por outro lado, do importante papel das
populações locais na manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas do território, e em
particular do lince-ibérico.
- Alteração comportamental com adoção de comportamentos sustentáveis que contribuam
para a manutenção e a valorização do território.
- Capacitação dos agentes económicos do território no que respeita a valorização económica
social e ambiental do território com base nos recursos e ecossistemas existentes.