Tudo a Monte é o nome do projeto inovador criado pela pela ADPM – Associação de Defesa do património de Mértola. É um projeto inclusivo, de cariz social, mas também de promoção do espírito empresarial que consiste na comunicação e partilha de conhecimento entre cidadãos com necessidades especiais e todos os outros interessados em tirar partido da inovação digital.
O Projeto Tudo a Monte assenta na criação de uma ferramenta de comunicação online, adaptada a cidadãos com necessidades especiais com o propósito de aumentar e diversificar o tipo de públicos que recorre às novas tecnologias e benefícios da inovação digital. O projeto contribui para a promoção da sociedade de informação para todos com o objetivo de minimizar as desigualdades de oportunidades e promover de forma mais alargada os recursos da região.
Ao pretender alargar a utilização das tecnologias de comunicação digital para o cumprimento de várias tarefas em vários âmbitos, nomeadamente em contextos empresariais, o projeto Tudo a Monte reforçou e melhorou o investimento em Investigação e Desenvolvimento Tecnológico pelo carácter inovador a nível social e tecnológico do sítio web que vai ser criado para o efeito. Além de conteúdos de carácter informativo e pedagógico, numa perspetiva de aproximação relacional, o projeto pretende também, entre outras iniciativas, divulgar informação sobre novas oportunidades, cujo acesso se associa cada vez mais à boa utilização das ferramentas digitais e da web.
Com a duração de um ano, o projeto beneficiou os cidadãos do distrito de Beja, nomeadamente os públicos-alvo das entidades parceiras, atuando nos concelhos de Beja, Vidigueira, Cuba, Alvito, Ferreira do Alentejo, Serpa, Moura, Barrancos e Mértola. De entre as iniciativas desenvolvidas e partilhadas online, no âmbito do projeto foram também criadas materiais didáticos e atividades articuladas com as potencialidades do Monte do Vento, projeto em Mértola, da responsabilidade da ADPM.
O Projecto Tudo a Monte foi apresentado pela ADPM ao Programa Operacional do Alentejo 2007/2013 e cofinanciado pelo INALENTEJO.