Notícias

1.º Encontro do Projeto Raia juntou atores do setor agrícola de Portugal e Espanha


1.º Encontro do Projeto Raia juntou atores do setor agrícola de Portugal e Espanha

Decorreu, no dia 21 de fevereiro, o 1.º encontro de inovação agrícola na zona transfronteiriça – uma atividade realizada ao abrigo do projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve. A Quinta da Fornalha (Castro Marim) foi o local escolhido para esta atividade que juntou 24 participantes portugueses e espanhóis. Este encontro incluiu a visita àquele espaço, bem como a promoção de um debate sobre a temática da água e da erosão dos solos. Este dia também ficou marcado pela presença de Grupos de Ação Local (GAL) dos dois lados da fronteira, que se apresentaram aos participantes e analisaram oportunidades de cooperação futura.

Este foi o primeiro de 6 encontros, sendo que o próximo será no dia 26 de fevereiro: decorrerá em Cartaya, a 26 km de Portugal, estando programada a visita a uma empresa agrícola com aproveitamento de podas de citrinos para biomassa.

Caso tenha interesse em participar, ainda poderá inscrever-se em: https://forms.gle/qug55Z93MtctrhWV9. As inscrições são gratuitas e obrigatórias.

O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve, coordenado pela Junta da Andaluzia e com outros 9 parceiros do território, decorre até ao final de 2025 e é cofinanciado pela União Europeia, Programa POCTEP.