Notícias

Ação de capacitação online ajuda estudantes e profissionais do setor a pensar o ecoturismo no Baixo Guadiana Transfronteiriço


Ação de capacitação online ajuda estudantes e profissionais do setor a pensar o ecoturismo no Baixo Guadiana Transfronteiriço

Decorreu, na semana transata (16, 17 e 18 de junho), a ação de capacitação “Baixo Guadiana Transfronteiriço: do território ao desenvolvimento de produtos ecoturísticos”. Esta iniciativa, organizada pela ADPM e a Associação ODIANA no âmbito do projeto VALAGUA, contou com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, e envolveu 54 participantes e quase 2 dezenas de oradores convidados, que ajudaram um público diversificado a repensar o ecoturismo num território com a singularidade do Baixo Guadiana português e espanhol.

Esta foi a forma encontrada para dar a conhecer o Baixo Guadiana Transfronteiriço, as potencialidades da sua paisagem, flora e fauna, tendo em vista a diversificação e valorização da oferta turística do território, e poder ajudar estudantes e profissionais do setor na estruturação de novos produtos ecoturísticos com base no uso responsável dos recursos naturais.

Para além dos investigadores da Universidade de Huelva associados ao projeto VALAGUA, o evento contou com a colaboração de um conjunto relevante de entidades públicas e privadas, de Portugal e Espanha, que expuseram as suas iniciativas, de modo a chamar a atenção para os diversos problemas, estratégias e resultados encontrados no processo de criação e desenvolvimento de produtos ecoturísticos. Destaque-se, a este nível, a participação do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e das empresas espanholas Platalea e LimiteZero.

No primeiro dia, os participantes puderam conhecer melhor o projeto VALAGUA e os seus resultados, os valores naturais do Baixo Guadiana Transfronteiriço, além das potencialidades e oportunidades que estes apresentam para o desenvolvimento de produtos ecoturísticos. No segundo dia, tomou-se contacto com um conjunto iniciativas e experiências de ecoturismo passíveis de inspirar a criação de novos produtos e modelos de negócio. Este dia contou ainda com a participação do Turismo de Portugal, que apresentou as oportunidades de formação e financiamento disponíveis atualmente.

Na sessão final, os participantes tiveram oportunidade de participar no workshop Do território ao desenvolvimento de produtos ecoturísticos, dinamizado pelo formador Manuel Manero (autor do livro "Pensar e agir fora da caixa") com o objetivo de exercitar capacidades de conceção e desenvolvimento de produtos ecoturísticos inovadores.

As comunicações apresentadas estarão em breve acessíveis a todos os interessados na página de internet do projeto em www.valagua.com, juntamente com a alguma informação útil sobre as temáticas abordadas na ação de capacitação. O programa completo pode ser consultado em tiny.cc/valagua-programa.

Atividade inserida no âmbito do Projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço, uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Interreg España-Portugal - Poctep e promovida pela ADPM Mértola em parceria com a Diputación de Huelva, a Odiana, a Universidade de Huelva, a Universidade do Algarve, a Junta de Andalucía, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Confederación Hidrográfica de Guadiana e a Agência Portuguesa do Ambiente.