Notícias

Ações de sensibilização e valorização do património imaterial na Ilha de Moçambique


Ações de sensibilização e valorização do património imaterial na Ilha de Moçambique

Nos passados dias 20 e 21 de novembro, arrancou na Ilha de Moçambique um ciclo de ações de sensibilização promovidas pela ADPM com o objetivo de educar para o valor do património singular deste território.

Nos dias 20 e 21 realizou-se a 1ª ronda do Campeonato do Jogo Tradicional U’mpale, que estará a decorrer até dia 5 de dezembro. O U’mpale é um jogo de estratégia tradicional do continente africano. Parte integrante da cultura africana, este jogo já não tem nos dias de hoje a mesma presença que tinha anteriormente, pelo que importa valorizá-lo como elemento patrimonial e também como ferramenta para o treino de competências matemáticas e de estratégia. Este campeonato visa precisamente este objetivo.

Arrancou igualmente neste sábado, dia 20, o ciclo de espetáculos de rua “Dança Tufo: Património Cultural Vivo”, com uma apresentação do Grupo Estrela Vermelha. Mais uma vez esta atividade visa dar destaque a este elemento importante da cultura e identidade da Ilha de Moçambique e fomentar a consciência cívica e patrimonial da população. Simultaneamente, pretende-se apoiar e dinamizar os grupos culturais locais de dança tufo, uma vez que estas coletividades de mulheres são agentes ativos na preservação e divulgação deste património. No âmbito do ciclo de espetáculos, realizar-se-ão mais dois espetáculos gratuitos: dia 28 de novembro, pelas 15h30, o Grupo Beira Mar irá apresentar-se junto à Igreja da Nossa Senhora da Saúde; no mesmo horário, no dia 4 de dezembro, na Praça dos Heróis, decorrerá um último espetáculo com o Grupo Núcleo da Mulher.

Estas iniciativas são organizadas no âmbito da Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3ª Fase com o cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.