Notícias

ADPM galardoada com o Prémio AGIR da REN


ADPM galardoada com o Prémio AGIR da REN

No dia 19 de fevereiro, a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), representada pelo técnico Ricardo Vieira, esteve em Lisboa para receber o galardão relativo ao terceiro lugar do Prémio AGIR – uma iniciativa que se enquadra na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN, e que, anualmente, seleciona uma área de intervenção social e distingue três projetos.

A ADPM recebeu o prémio relativo ao projeto “Desenvolvimento Sustentável do Montado - capitalização dos SIGM”, que pretende incentivar a conservação do montado, um habitat classificado e protegido pela União Europeia e uma das paisagens mais emblemáticas do Mediterrâneo, mas também uma das mais ameaçadas. O projeto tem como objetivo, através da partilha de informação e da capitalização da ferramenta de apoio à decisão SIGM (Sistemas Integrados de Gestão do Montado), a reversão desse declínio. A expetativa é que o projeto capacite produtores e técnicos para que contribuam para a proteção do montado, incentivando ao desenvolvimento socioeconómico, conservando a biodiversidade e aumentando os serviços providenciados por este ecossistema, como o sequestro de carbono. O projeto irá incluir sessões de formação e sensibilização para boas práticas de conservação do Montado, esperando-se alcançar cerca de 200 proprietários, e a dinamização de uma rede de montados demonstrativos de adaptações às alterações climáticas.

Além da ADPM, também foram reconhecidas outras iniciativas: o projeto “Leaders Gang”, da Mentes Empreendedoras, foi o grande vencedor do Prémio AGIR; enquanto a Rural Move - Associação para a Promoção do Investimento em Territórios de Baixa Densidade, sediada em Miranda do Douro, ficou em segundo lugar graças à “Academia de Líderes Rurais”. 

O Prémio AGIR 2024 será dedicado ao Apoio e Inclusão de Pessoas Em Situação de Sem Abrigo.