Notícias

ADPM REALIZA AS PRIMEIRA VISITAS ÀS ÁREAS-PILOTO DO PROJETO LIFE DESERT-ADAPT


ADPM REALIZA AS PRIMEIRA VISITAS ÀS ÁREAS-PILOTO DO PROJETO LIFE DESERT-ADAPT

Entre os dias 2 e 4 de novembro foram realizadas as primeiras visitas às áreas-piloto do projeto Life Desert-Adapt por parte dos técnicos da ADPM, bem como as primeiras reuniões com os atores locais convidados para acompanhar o projeto.

As propriedades visitadas foram o Parque Biológico da Cabeça Gorda (Beja), Herdade da Sobreira (Serpa) e Sociedade Agrícola Vargas Madeira (Mértola). Foi feito um primeiro inquérito aos proprietários e um levantamento da informação existente seguido de visita ao terreno. Esta ação (A1) é denominada no projeto de "avaliação-base" e servirá de ponto de partida para todas as ações seguintes.

No final de cada dia foi realizada uma reunião com os atores locais convidados por cada proprietário que incluíram proprietários, apicultores, representantes do poder local, bombeiros, associações de produtores, entre outros. Estes intervenientes partilharam aqueles que consideram ser os maiores desafios e constrangimentos da região em que se inserem. Foram igualmente convidados a acompanhar e a participar nas diversas ações do projeto durante os próximos 5 anos.