Notícias

Alentejo_Clima em Escassez Hídrica promoveu sessão de capacitação sobre "reutilização de águas residuais"


Alentejo_Clima em Escassez Hídrica promoveu sessão de capacitação sobre
Foi no passado dia 21 de junho que decorreu, em Beja, nas instalações da CIMBAL, uma sessão de capacitação sobre "Reutilização de Águas Residuais”. Este evento correspondeu também ao 2.º Encontro Técnico da Rede de Câmaras Municipais do Alentejo pelo Clima e a Água, e representou uma oportunidade para a partilha de experiências por parte de diversas entidades gestoras e utilizadoras de recursos hídricos.
 
Entre os diversos tópicos abordados, destaque para:
 
• O enquadramento sobre “Reutilização de Águas Residuais Tratadas” pela ARH do Alentejo, com informação sobre as razões para o recurso à reutilização, os conceitos-chave e o regime e procedimento legal aplicável;
• A partilha das suas experiências e perspetivas sobre ApR (Água para Reutilização) por parte das Águas Públicas do Alentejo, Águas de Santo André e Águas do Vale do Tejo, empresas do Grupo Águas de Portugal;
• Os exemplos na elaboração e implementação de projetos de utilização de ApR para diferentes fins da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, do Grupo Vila Galé na Herdade de Santa Vitória, da VIC Properties na Herdade do Pinheirinho e da Queijaria Guilheme.
 
O Projeto Alentejo_Clima em Escassez Hídrica é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente em parceria com a ADPM. É cofinanciado pela União Europeia através do Alentejo2020 e beneficia de apoio do Fundo Social Europeu.