Notícias

Alterações climáticas e pecuária extensiva são foco de um novo projeto


Alterações climáticas e pecuária extensiva são foco de um novo projeto

Inauguramos 2019 empenhados num novo projeto no âmbito do ambiente: o LIFE Live Adapt – Adaptação às Mudanças Climáticas dos Modelos de Produção Pecuária Extensiva na Europa.

Com ele pretende-se implementar e demonstrar tecnologias inovadoras na produção pecuária, adaptadas aos efeitos que se preveem no sul da Europa devido às alterações climáticas. Estas incluem sistemas otimizados de recolha de água e melhor gestão de gado através do uso de tecnologias de informação, melhoramento de pastagens e otimização dos processos produtivos. Desta forma, serão também definidos modelos de negócios atualizados e inovadores para a produção que resulta da pecuária extensiva, adaptada aos cenários climáticos futuros.

O projeto é cofinanciado pelo Programa LIFE17 de Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia. Tem como parceiros a Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), a Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS), o Instituto de l’Elevage de France, a Fundação Entre Tantos, a SMARDEHESA SL, a GESTIONA GLOBAL, a Agronatura Florestal e Agrária e a FEDEHESA.