Notícias

Alterações Climáticas: Projeto LIFE Desert-Adapt lança Manifesto


Alterações Climáticas: Projeto LIFE Desert-Adapt lança Manifesto

O LIFE Desert-Adapt é um projeto que reúne parceiros de Portugal, Espanha e Itália, e que tem como objetivo demonstrar estratégias e técnicas inovadoras para a adaptação de territórios mediterrânicos às Alterações Climáticas e a fenómenos de desertificação. As intervenções, num total de 9 áreas-piloto, pretendem reduzir a vulnerabilidade à erosão, conservar e melhorar o solo, aumentando simultaneamente a biodiversidade animal e vegetal, bem como fornecer fontes alternativas de rendimento e sensibilizar as comunidades envolventes para a temática.

Num momento em que as reservas de água das albufeiras no Sul de Portugal se encontram em níveis preocupantes, o Manifesto lançado pelo projecto vem reforçar esta alarmante chamada de atenção para a necessidade urgente de uma gestão responsável e sustentável de recursos imprescindíveis ao bom funcionamento da sociedade: a água e o solo.

Pode ler o Manifesto aqui.

Saiba mais sobre o projeto aqui

O Projeto LIFE Desert-Adapt, do qual a ADPM é uma das entidades parceiras, é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.