Notícias

Apoio à Recuperação do Sector Agrícola: Capacitação de grupos de produtores para aumento da produção


Apoio à Recuperação do Sector Agrícola: Capacitação de grupos de produtores para aumento da produção

Arrancou ontem, na província de Sofala (Moçambique), a ação de capacitação de grupos de produtores para aumento da produção, uma atividade da responsabilidade da ADPM que pretende dotar os produtores locais com mais competências e ferramentas técnicas na área da produção de hortícolas. Esta é uma ação que vem no seguimento de uma primeira fase em que receberam sementes variadas de hortícolas e sistemas de irrigação para os seus campos.

Após perderem todos os seus cultivos com a passagem dos ciclones IDAI e KENETH, as populações de Dondo e Nhamatanda tiveram de recomeçar do zero e adaptar-se a uma nova realidade local: para sobreviverem, começaram a produção de hortícolas, atividade em que não tinham qualquer experiência.

Estes alimentos vão melhorar de forma substancial a dieta das famílias, principalmente das crianças, e ainda garantir uma fonte de rendimentos através da sua comercialização.

 Esta é uma ação integrada no projeto Apoio à recuperação do sector agrícola como forma de contribuir para a segurança alimentar das populações mais afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth, promovido pela OIKOS, e no qual a ADPM é parceira, bem como a Caritas Portuguesa, a Caritas Moçambicana e a Associação Luarte, através do "Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique" criado pelo Governo Português através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.