Notícias

Cabo Delgado: Alimentação mais Saudável, Comunidades mais Resilientes


Cabo Delgado: Alimentação mais Saudável, Comunidades mais Resilientes

Foi na semana de 25 a 30 de julho que a ADPM, em parceria com a Oikos, dinamizou um conjunto de oficinas dedicadas à Segurança Alimentar e Nutricional, tendo sido destinadas às comunidades de Montepuez – Cabo Delgado. Estas ações tiveram como objetivo incentivar as pessoas a aproveitarem os seus alimentos da melhor forma, facilitando, especialmente junto da população mais vulnerável, o acesso a uma dieta diversificada e rica em nutrientes. Este trabalho, no terreno e em parceria, é muito importante para garantir o cumprimento do ODS 2 – Erradicar a Fome, Alcançar a Segurança Alimentar, Melhorar a Nutrição e promover a Agricultura Sustentável.

Os participantes, que adquiriram grande parte dos produtos aos agricultores locais, puderam aprender a fazer iguarias como: leite de amendoim; pão doce de batata-doce com casca; pastéis de folha de cenoura e beterraba; gnocchi com biomassa de banana verde e molho de tomate; e pimentos recheados com "carne" de casca de banana verde. 

Esta foi uma ação integrada no projeto Apoio à recuperação do sector agrícola, promovido pela Oikos - Cooperação e Desenvolvimento, e no qual a ADPM Mértola é parceira, bem como a Cáritas Portuguesa, a Cáritas Moçambicana e a Associação Luarte, através do "Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique" criado pelo Governo Português através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.