Notícias

Cabo Verde: arrancaram as atividades do projeto CIRAWA


Cabo Verde: arrancaram as atividades do projeto CIRAWA

Representantes do Centro Tecnológico CARTIF (Espanha) e da University for Development Studies - UDS (Gana), realizaram uma visita de trabalho à ilha de Santo Antão, Cabo Verde, no âmbito do projeto CIRAWA.

O objetivo da visita foi conhecer a realidade da agricultura local e realizar reuniões com os parceiros locais, nomeadamente com: o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Associação de Jovens Agricultores da Casa do Meio e com a Associação de Mulheres do Planalto Leste - Amupal - Casa das Caldeiras.

Esta visita deu o mote para o início das primeiras atividades do projeto em Santo Antão, nomeadamente a elaboração de um estudo de base sobre a realidade agrícola da ilha.

Através de Discussões de Grupo Focal e Entrevistas Individuais em três comunidades agrícolas da ilha (Casa do Meio, Planalto Leste e Planalto Norte), procurou-se recolher uma visão coletiva do contexto socioeconómico local, das principais práticas agrícolas e pecuárias desenvolvidas e das condicionantes ecológicas mais importantes em cada região. Os trabalhos irão decorrer até ao final do mês, prevendo-se a integração de mais duas comunidades no estudo (Alto Mira e Ribeira da Cruz).

A ADPM e os parceiros de Cabo Verde integram o consórcio de 13 parceiros de 9 países, liderado pela Fundação CARTIF (Espanha). O projeto CIRAWA – SOLUÇÕES AGROECOLÓGICAS PARA UMA AGRICULTURA RESILIENTE NA ÁFRICA OCIDENTAL é financiado pela União Europeia no âmbito do programa Horizon Europe.