Notícias

Cabo Verde: Lançamento do Projeto Cirawa


Cabo Verde: Lançamento do Projeto Cirawa
O projeto CIRAWA - Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental foi oficialmente lançado em Cabo Verde a 10 de julho. No ato de abertura, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Correia Carvalho Silva, salientou que os objetivos e resultados do projeto enquadram-se no plano do governo de Cabo Verde nas áreas de conhecimento científico e segurança alimentar.
O Presidente da ADPM Mértola, Jorge Revez, afirmou que o CIRAWA é importante para dar continuidade ao processo de desenvolvimento da agricultura agroecológica e sustentável. "Santo Antão tem sabido aproveitar o processo de desenvolvimento sustentável. As parcerias têm sido essenciais para o desenvolvimento da ilha. O apoio das câmaras municipais, associações, os técnicos, União Europeia e Cooperação Portuguesa são fundamentais neste processo", concluiu.
A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, disse que o CIRAWA é um projeto inovador na área agrícola e segurança alimentar, no contexto do combate às alterações climáticas.
Também estiveram presentes no ato de abertura o Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, e o subdiretor do Centro Tecnológico do CARTIF, Sergio Sanz. Ambos salientaram a importância do projeto para Santo Antão e Cabo Verde.
O CIRAWA visa aumentar a resiliência climática, a produtividade agrícola a nível local e comunitário, garantindo a viabilidade de pequenas explorações agrícolas, e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente na África Ocidental, através de soluções agroecológicas. O CIRAWA contribuirá para melhorar a resiliência das cadeias de abastecimento alimentar de 8 regiões de Cabo Verde, Gana, Senegal e Gâmbia.
O projeto é coordenado pelo Centro Tecnológico CARTIF (Espanha) e reúne um total de 14 parceiros de 9 países europeus e africanos de todo o setor da agroecologia. O projeto, que terá uma duração de 4 anos e meio, é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Horizon Europe.
Em Cabo Verde, o projeto terá atividades nas ilhas de Santo Antão e Maio, sendo regionalmente coordenado pela ADPM Mértola, com a parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, da Associação de Jovens Agricultores da Casa do Meio e da Associação de Mulheres do Planalto Leste - Amupal - Casa das Caldeiras.