Notícias

Celebrações do Dia Mundial do Património Africano


Celebrações do Dia Mundial do Património Africano

A 5 de maio assinalou-se o Dia Mundial do Património Africano, que tem como objetivo sensibilizar para a importância da valorização do património cultural e natural do continente africano, que se encontra subrepresentado no Património Mundial da Unesco e enfrenta diversos desafios, como as alterações climáticas.

Para celebrar esta data, o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique e a ADPM dinamizaram uma cerimónia sob o mote “Património cultural como fonte de humanismo, resiliência e inovação”, que contou com momentos de poesia e uma exposição de pinturas infantis sobre a ilha, bem como com a participação de organizações e associações locais, de escolas e membros da comunidade.

Ao longo da semana, foram ainda organizadas várias atividades, como uma plantação de árvores e uma ação de sensibilização patrimonial com crianças da escola primária.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito da Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3ª Fase, cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.