Notícias

Centro de Competências da Lã promoveu workshop e visita à Comercial Ovino S.C.L.


Centro de Competências da Lã promoveu workshop e visita à Comercial Ovino S.C.L.

O CClã - Centro de Competências da Lã promoveu esta terça-feira, 28 de setembro, mais uma iniciativa de dinamização do setor da lã. Desta vez com a organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, foi desenvolvido um workshop e visita à Comercial Ovino S.C.L., em Vila Nueva de la Serena (Badajoz), cooperativa especializada em lã, que concentra, seleciona, embala, lava, carda, penteia e comercializa durante todo o ano a lã dos seus associados/parceiros. A ACOS tem estabelecida uma parceria e protocolo de colaboração com esta cooperativa, o que tem permitido um ganho de dimensão, de capacidade e poder negocial.

Da iniciativa participaram um conjunto de produtores de ovinos, associações de produtores e outros agentes com atuação no setor que tiveram a oportunidade de acompanhar e debater o processo de diferenciação da lã e o seu embalamento que posteriormente irá para a indústria têxtil. Foi possível ainda acompanhar, numa unidade recente a Ovipel, o processo de conservação da pele de ovinos com recurso ao sal.

Esta é uma iniciativa inserida no âmbito do Projeto de Dinamização do Centro de Competências da Lã (CCLA), promovido pela ADPM, com cofinanciamento do PDR 20-20 através do FEADER.