Notícias

Centro de Interpretação e Observação do Lince-ibérico inaugurado em São João dos Caldeireiros


Centro de Interpretação e Observação do Lince-ibérico inaugurado em São João dos Caldeireiros

A manhã de hoje no concelho de Mértola ficou marcada, mais uma vez, pelo felino mais ameaçado do mundo: o lince-ibérico. Primeiro, houve espaço para mais uma libertação de um casal de linces em Corte Gafo; posteriormente, foi inaugurado o Centro de Interpretação e Observação do Lince-ibérico em São João dos Caldeireiros – este espaço tem como propósito acolher visitantes num espaço sombreado, facultando informações sobre o felino e o seu habitat, através de conteúdos expostos em painéis informativos. Deste modo, o Vale do Guadiana está agora dotado de novas infraestruturas de apoio ao visitante para a descoberta e conhecimento dos Territórios de Lince.

Este evento contou com a presença de várias personalidades, como o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino; o Presidente do ICNF; o Presidente da Câmara Municipal de Mértola; o Presidente da Junta de Freguesia de S. João dos Caldeireiros; e o Presidente da ADPM, para além de vários elementos destas e de outras entidades. Também esteve presente uma equipa de reportagem da TVI. A ADPM agradece a presença de todos, em particular a da população de São João dos Caldeireiros e a de todos os entusiastas desta espécie única, e convida todos a conhecerem os Territórios de Lince!

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Por Terras do Lince-ibérico”, promovido pela ADPM Mértola em parceria com a Junta de Freguesia São João Caldeireiros e a Junta de Freguesia de Alcaria Ruiva, o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Câmara de Serpa, com cofinanciamento do Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar – Valorização Turística do Interior.