Notícias

Colóquio “A Pecuária extensiva e a sustentabilidade”


Colóquio “A Pecuária extensiva e a sustentabilidade”

No dia 25 de abril, na 38ª edição da Ovibeja, decorreu o colóquio “Pecuária Extensiva e Sustentabilidade”. Os resultados do projeto LiveAdapt foram apresentados num colóquio organizado pela ADPM, que contou com a presença de alguns dos parceiros do projeto, como a Universidade de Córdoba (UCO), Innogestiona e PigChamp.

Maria Bastidas, da ADPM, abriu o colóquio e saudou os presentes, com uma breve introdução do projeto LiveAdapt. Com duas áreas-piloto em Portugal, localizadas no concelho de Mértola, e oito em Espanha, foram implementadas medidas para melhoria de pastagens, testados modelos inovadores de gestão de água e de explorações, analisada a fauna coprófaga (que se alimentam de excrementos) e realizou-se um estudo parasitário com indicadores de bem-estar animal.

Vicente Rodríguez-Estévez, da UCO, falou das ações implementadas para o melhoramento de pastagens, e relacionou o bem-estar animal com a fauna coprófaga e existência de plantas anti-helmínticas, uma das áreas de investigação do projeto.

Ricardo Vieira (ADPM) apresentou modelos de inovação para a escassez de água, que foi complementado pela apresentação de Diego Pacheco da Innogestiona, que apresentou um piloto de uma boa prática desenvolvidas durante o projeto: PondAdapt e WaterAdapt.

Seguiu-se a apresentação da aplicação LifeSmart, por Diego Valderrey da PigChamp, uma solução para os produtores para apoio à gestão da sua exploração. Por fim, Vicente voltou a subir ao palco para apresentar a calculadora de sustentabilidade.

Após 4 anos de projeto, financiado pelo programa LIFE da União Europeia, o liveAdapt continua a reunir organizações do sector agrícola, investigação e agricultores de três países, com o objetivo de testar novas ferramentas para a adaptação das explorações de pecuária extensiva às alterações climáticas.