Notícias

Como combater a Desertificação no Baixo Alentejo?


Como combater a Desertificação no Baixo Alentejo?

Realizou-se, na passada sexta-feira, dia 23, a conferência final do Projeto LIFE Desert-Adapt. Esta foi uma atividade que envolveu técnicos e investigadores especialistas nas áreas da desertificação, onde foram partilhadas experiências na adaptação dos territórios mediterrânicos às alterações climáticas. A iniciativa – uma sessão síncrona online, que envolveu parceiros de Espanha, Itália e Portugal - foi organizada pela Università degli Studi della Campania, entidade coordenadora do projeto.

A tarde foi dedicada ao território português, em particular ao Baixo Alentejo. Foi na sede da ADPM que se desenvolveu um exercício participativo com o objetivo de delinear estratégias para um território adaptado à desertificação, explorando cenários futuros e unindo diferentes perspetivas e experiências. O evento contou com a presença de autarquias e instituições atuantes a nível regional e nacional, nomeadamente: FCSH (UNL), FCUL, ICNF, APA, CM Alcoutim, CM Serpa, ADPM, Estação Biológica de Mértola e CCPE.

A ADPM agradece a presença, o envolvimento e a dedicação demonstrada por todos os presentes no evento, esperando que este contribua para um Alentejo com um futuro mais sustentável e adaptado às alterações climáticas. Por último, deixamos um agradecimento especial ao Gil Penha Lopes pela facilitação das dinâmicas de grupo. 

Recordamos que o projeto LIFE Desert-Adapt, que integra a ADPM, e é cofinanciado pelo LIFE Programme da União Europeia.