Notícias

Concurso valoriza visão dos jovens sobre o património da Ilha de Moçambique


Concurso valoriza visão dos jovens sobre o património da Ilha de Moçambique

Foi no passado sábado, dia 25 de maio, pelas 14:30, que se realizou, no Jardim da Josina Machel, na Ilha de Moçambique, a entrega dos prémios do Concurso: Macuti, Minha Cultura Minha História.

Esta ação teve como objetivos: sensibilizar para a valorização do património da Ilha de Moçambique, e em particular da Cidade de Macuti; promover o envolvimento da comunidade, com enfoque nas camadas mais jovens, na gestão e conservação da cidade de Macuti; promover a expressão artística, o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento de uma consciência cívica junto dos mais jovens; e contribuir para o desenvolvimento de um sentimento de pertença, autoestima e apreciação do território.

O concurso teve 2 categorias:

a) Infantil: incluiu a apresentação de desenhos por crianças dos 6 aos 10 anos e de histórias por crianças dos 11 aos 14;

b) Juvenil: contou com a participação de jovens dos 15 aos 21 ano, que submeteram ideias para os seus bairros. 

Os vencedores foram escolhidos por um júri constituído por: Albuquerque dos Santos, em representação do GACIM; Muhammed Cássimo, da Sociedade Civil; António Santos, Coordenador do Cluster da Cooperação Portuguesa; Nádia lssa, Vereadora da Juventude e Desporto do CMCIM; e um técnico local da ADPM. A actividade contou com a participação de 70 crianças e jovens. 

Atividade inserida no âmbito da Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3ª Fase, cofinanciado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.