Notícias

Deslocados de Cabo Delgado: ADPM reforça setor agrícola em Mecubúri


Deslocados de Cabo Delgado: ADPM reforça setor agrícola em Mecubúri

Nos dias 1 e 2 de abril, uma missão da ADPM deslocou-se ao Distrito de Mecubúri, em Nampula, em atividades que visam dar continuidade ao trabalho desenvolvido há mais de duas décadas nesta província moçambicana.

Nesta deslocação foram entregues ferramentas agrícolas, sementes e motobombas a associações de agricultores locais, sendo de salientar a entrega de equipamentos a comunidades de deslocados que se fixaram em Mecubúri, refugiando-se dos conflitos registados na província vizinha de Cabo Delgado. Estes materiais visam contribuir para o reforço da capacidade de produção agrícola no distrito, crucial para dar resposta às carências da população ao nível da segurança alimentar. Na senda deste trabalho, foram igualmente programadas ações de capacitação, atendendo a que a educação, como motor da auto-organização das comunidades, tem vindo a ser um dos eixos centrais da intervenção da ADPM em cooperação para o desenvolvimento.

A ADPM teve também a oportunidade de participar em reuniões de trabalho com o Administrador do Distrito de Mecubúri e responsáveis de vários setores, incluindo os Diretores dos Serviços Distritais de Saúde e Ação Social, Atividades Económicas e Educação, Juventude e Tecnologia. Foi também realizada uma reunião alargada com membros do Conselho Distrital da Juventude. Estas sessões permitiram aos técnicos da associação continuar a inteirar-se da realidade local e a aprofundar o seu conhecimento sobre o território.

Mecubúri apresenta ainda lacunas graves que obstaculizam o seu processo de desenvolvimento, nomeadamente ao nível das infraestruturas escolares, de saúde e abastecimento de água. Num distrito de grandes dimensões, várias comunidades vivem extremamente isoladas devido ao mau estado das vias de acesso, que dificulta o acesso a serviços vários, como são os cuidados de saúde em situação de emergência. Não obstante, o distrito possui potencialidades enormes que devem ser promovidas e reforçadas como meio para gerar maior bem-estar e dignificar as populações, sendo esse um dos propósitos da ADPM.