Notícias

Dia Aberto LIFE Desert-Adapt foi um sucesso!


Dia Aberto LIFE Desert-Adapt foi um sucesso!

Foi no passado dia 2 de julho que teve lugar o Dia Aberto Life-Desert Adapt. Este evento serviu para apresentar algumas ações praticadas pelo produtor Eng. João Madeira, da Sociedade Agrícola Vargas Madeira, sendo que o Dia Aberto contou com a visita de alguns produtores e técnicos deste sector. Assim, foi apresentado o projeto LIFE Desert-Adapt numa perspetiva geral, dando a conhecer ações como os bosquetes regenerativos, com objetivo de criar pequenas manchas de diferentes espécies de plantas para promoção da biodiversidade, banco de sementes, entre outros. Em relação à gestão adaptativa do pastoreio, foi feita uma pequena explicação do maneio e dos benefícios para os animais e produtor. Um dos convidados deste dia foi o projeto LIFE Live-Adapt que se fez representar por um técnico que apresentou os temas de estudo e alguns resultados das ações que também estão a ser desenvolvidos nesta exploração, como o melhoramento de pastagem e avaliação da fauna coprófaga.

De salientar ainda que os dois projetos têm em comum a ação contra as alterações climáticas, pelo que o dia se revelou bastante produtivo em termos de demonstração e troca de conhecimento sobre este tema atual e decisivo.

Recordamos que a ADPM é uma das entidades parceiras do Projeto LIFE Desert-Adapt, que é cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia.