Notícias

Encerramento da 1.ª Ação de Formação para Guias Locais do Sul de São Tomé e Príncipe


Encerramento da 1.ª Ação de Formação para Guias Locais do Sul de São Tomé e Príncipe

Hoje celebra-se o Dia Nacional do Turismo em São Tomé e Príncipe (STP), e é como forma de celebrar esta data que informamos que terminou a 1.ª Ação de Formação para Guias Locais do Sul de STP – uma iniciativa realizada ao abrigo do Projeto Equador que é promovido pela ADPM.

A ação, que terminou a 20 de agosto, decorreu em Porto Alegre, na sala do Centro Recreativo Educativo e Formativo (CREF), e durante os 13 dias de formação ministraram-se 12 módulos que constituíam uma necessidade para aquele público da zona sul do país.

A cerimónia final de entrega de certificados contou com a presença dos parceiros do projeto, nomeadamente a Direção Geral do Turismo e Hotelaria (DGHT) representada pela Drª Magda Lopes; a Câmara Distrital de Caué, representada pelo Ponto Focal o Sr. Vereador Clésio; e o Grupo Pestana, representado por Rodney Tete. Neste evento, em que foram entregues 27 certificados aos formandos, também estiveram presentes: os Leigos para o Desenvolvimento, na pessoa da Inês Rocha e Mello; o responsável do CREF, Sr. Professor Vicente; e o técnico do ADPM afeto ao Projeto Equador, Osvaldo Viana.

Destacou-se a vertente prática da formação com a visita a 3 percursos turísticos: o Ilhéu das Rolas, com o apoio do Grupo Pestana; a Rota do Homem da Capa, pela Plataforma de Turismo; e o Percurso Interpretativo de turismo comunitário do Sul, com apoio dos Leigos para o Desenvolvimento.

A ADPM, enquanto promotora do Projeto Equador, agradece a todos atores envolvidos para que este ciclo de formação fora da capital do país tenha sido concretizado com sucesso: à DGTH como principal parceiro; ao CREF, pela cedência da sala onde decorreu a formação; aos Leigos para o Desenvolvimento; aos diversos formadores e formandos por terem disponibilizado o seu tempo para frequentar a formação; ao Grupo Pestana, à Câmara de Caué e ao Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, pelo cofinanciamento.