Notícias

Encerramento da Ação de Formação para Agentes de Desenvolvimento na Ilha de Moçambique


Encerramento da Ação de Formação para Agentes de Desenvolvimento na Ilha de Moçambique

Após 15 dias de trabalho frutífero, a Ação de Formação para Agentes de Desenvolvimento/Animadores(as) Sociais, promovida pela ADPM na Ilha de Moçambique, terminou na passada sexta-feira, dia 10 de setembro.

A formação, que teve início a 23 de agosto, possibilitou a capacitação de 14 agentes de desenvolvimento, todos eles membros do tecido associativo local. Durante as 90 horas de formação, foram ministrados conteúdos sobre um conjunto de temáticas transversais que representavam uma necessidade para o público-alvo em causa. A formação possibilitou também o reforço de laços e a troca de experiências entre os participantes relativamente à promoção do desenvolvimento e valorização do património da Ilha de Moçambique.

No dia de encerramento da formação teve lugar um painel de debate com a participação de Jorge Revez, Presidente da ADPM, Rui Mateus, especialista na área do património, Hafiz Jamú, Presidente da Associação de Amigos da Ilha de Moçambique, e Filipe Alage, ativista local do património. A conversa deu lugar a partilhas interessantes entre o painel e a turma de formandos sobre o papel do agente de desenvolvimento e a importância de traduzir as aprendizagens da formação em ações concretas.

A tarde do último de dia de formação foi ainda marcada pela apresentação de uma pequena peça teatral pelos formandos sobre os principais problemas sociais na Ilha de Moçambique e pela cerimónia final de entrega de certificados aos participantes.

A ADPM agradece o contributo de todos atores locais, formadores e formandos envolvidos, que ajudaram a concretizar este ciclo de formação com sucesso.

Esta iniciativa insere-se na Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3ª Fase, que tem como parceiros a ADPM, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM) e a Universidade Lúrio e conta com o cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.