Notícias

Entrega final de prémios do Campeonato de U’mpale e Encerramento do Ciclo de Espetáculos “Dança Tufo: Património Cultural Vivo”


Entrega final de prémios do Campeonato de U’mpale e Encerramento do Ciclo de Espetáculos “Dança Tufo: Património Cultural Vivo”

Nos passados dias 4 e 5 dezembro tiveram lugar na Ilha de Moçambique várias atividades que assinalaram a conclusão de um primeiro conjunto de ações de sensibilização e valorização do património cultural imaterial promovidas pela ADPM. As atividades foram bastante participadas e foram bem-sucedidas em promover o envolvimento da população local.

No sábado, dia 4, decorreu o espetáculo de encerramento do ciclo “Dança Tufo: Património Cultural Vivo”. Além de ter permitido dar destaque ao Tufo como elemento importante da cultura da Ilha, a atividade também permitiu apoiar os 3 grupos locais de dança tufo envolvidos, não só dando a conhecer o seu trabalho como agentes ativos na preservação e divulgação deste património, mas também através do patrocínio de um conjunto de materiais essenciais à realização dos espetáculos de dança.

Já no domingo, dia 5, realizou-se a ronda final do Campeonato do Jogo Tradicional U’mpale, a decorrer desde dia 20 de novembro, seguida da entrega final de prémios aos vencedores do 1º, 2º e 3º lugares. Foram também entregues certificados de participação a todos os envolvidos nesta atividade que visava divulgar o jogo enquanto elemento da tradição local. Esta cerimónia informal contou com a presença de representantes do GACIM – Gabinete De Conservação Da Ilha De Moçambique, do Governo do Distrito e do Coordenador Residente do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique.

Já esta semana, no dia 10 de dezembro, decorre mais uma sessão de educação para o património organizada pela ADPM com a promoção de uma apresentação de dança do Maulide. Esta dança é uma manifestação cultural tradicional na Ilha de Moçambique, com ligação à sua cultura árabe, que se encontra em risco de extinção, sendo atualmente apenas praticada por um único grupo cultural.

Estas iniciativas são organizadas no âmbito da Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3ª Fase, que conta com o cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.