Notícias

Feira Virtual de Cidadania Europeia 2021


Feira Virtual de Cidadania Europeia 2021

Nos próximos dias 28 e 29 de setembro, o EUROPE DIRECT Baixo Alentejo promoverá a segunda edição da Feira Virtual da Cidadania Europeia, um evento 100% digital que será uma oportunidade para divulgar informação e oportunidades europeias, promover o debate europeu a nível local e dar voz aos cidadãos do Baixo Alentejo.

Durante estes dois dias, a página de Facebook do centro (https://www.facebook.com/europedirectbaixoalentejo) será o palco de uma programação diversificada, que incluirá:

- 2 talks sobre “Fake News e Combate à Desinformação” e o “New European Bauhaus”;

- Partilha de informação sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa;

- Partilha de curtas-metragens #EUandME

Relativamente às conversas online, elas estão inseridas no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa – uma iniciativa da Comissão Europeia em que se pretende ouvir as opiniões e ideias da sociedade civil.

A primeira talk será no dia 28, às 15:00, e debruçar-se-á sobre o "Novo Bauhaus Europeu" - uma das iniciativas centrais no âmbito do Pacto Ecológico Europeu (urbanismo, arquitetura, design e sustentabilidade). Contará com a presença de José Pedro Sousa - Professor Auxiliar na FAUP, que fundou e dirige o grupo de investigação “Digital Fabrication Lab”. Atualmente é membro da High-Level Roundtable da New European Bauhaus.

A segunda talk será no dia 29, também às 15:00, e será dedicada às Fake News e Combate à Desinformação, contando com dois convidados: Inês Narciso, colaboradora do MediaLab (ISCTE) em projetos de investigação na área da desinfomação; e Paulo Pena, jornalista (DN, Público) com obras publicadas sobre esta temáticas. 

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, devendo ser realizadas em https://tiny.cc/feiravirtual

O EUROPE DIRECT do Baixo Alentejo convida todos os interessados a participarem e a expressarem a sua opinião sobre o seu futuro como cidadãos baixo-alentejanos, portugueses e europeus! Esta é altura de fazerem ouvir a sua voz!  

A ADPM é a entidade de acolhimento do Europe Direct Baixo Alentejo.